Como o investimento no autocuidado impulsiona a produtividade e a saúde das empresas

O estresse no trabalho é um problema cada vez mais comum e pode ter sérias consequências para a saúde mental dos colaboradores. Já se sabe que o estresse crônico está associado a uma série de problemas de saúde, como ansiedade, depressão e doenças cardiovasculares.

Diante desse cenário, investir em ações de promoção e conscientização sobre o autocuidado é uma forma eficaz de prevenir esses problemas e promover o bem-estar dos colaboradores. Atividades como meditação, massagem e práticas de relaxamento são excelentes ferramentas.

Há ainda inúmeras outras práticas e ações que podem ser desenvolvidas: rodas de conversa, palestras, disponibilização de canal para os funcionários relatarem suas dificuldades, apoio psicológico, áreas de descanso e até momentos de confraternização.

Mas o que as empresas ganham com a promoção do autocuidado? Além do papel social ao implementar formas de melhorar a saúde mental dos colaboradores, essas ações trazem diversos benefícios para as organizações:

  • Aumento da produtividade: Práticas como a meditação e ioga desenvolvem a capacidade de manter o foco no momento presente. Uma breve sessão de massagem reduz os níveis de ansiedade e diminui o ritmo dos pensamentos, dando mais clareza às ideias. Em uma análise mais geral, colaboradores com melhores índices de saúde e satisfação são mais produtivos e engajados com o trabalho.

  • Redução do absenteísmo: Ao adotarem um estilo de vida mais saudável e estarem menos expostos a longos períodos de estresse, os colaboradores tendem a faltar menos ao trabalho por motivos de saúde. A longo prazo, a desatenção à saúde física e mental pode levar ainda a afastamentos por períodos prolongados e serem caracterizados como doença ocupacional, impactando o resultado financeiro da empresa.

  • Melhora do clima organizacional: Um ambiente de trabalho que valoriza o bem-estar dos colaboradores promove um clima mais positivo e colaborativo. Há uma correlação entre as emoções positivas e a autoconfiança. Profissionais mais confiantes tendem a estimular um ambiente de cooperação e crescimento mútuo.

  • Atração e retenção de talentos: Empresas que investem em ações de autocuidado se tornam mais atrativas para os profissionais, que buscam um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. Não à toa, vemos várias empresas divulgarem ostensivamente a certificação “Great Place to Work”.

  • Redução de custos com saúde: Ao agir preventivamente, promovendo a saúde dos colaboradores, as empresas podem reduzir os custos diretamente relacionados ao adoecimento.

Soluções para a sua empresa

O Sinergia Bem-Estar é um projeto criado por dois profissionais vindos de carreiras listadas no topo de profissões com maior índice de estresse: o mercado financeiro e a educação pública.

Essa vivência embasou a construção de soluções para empresas que desejam promover o bem-estar de seus colaboradores. Nossos terapeutas conduzem atividades, como:

  • Palestras sobre autocuidado e saúde mental;

  • Rodas de conversa e práticas de automassagem;

  • Meditação guiada.

Ao investir em ações de autocuidado, as empresas demonstram que se preocupam em ser agentes de valorização do bem-estar de seus colaboradores e contribuem para a construção de um futuro mais saudável e sustentável.

Se você busca uma empresa parceira para implementar ações de autocuidado na sua organização, entre em contato com o Sinergia Bem-Estar. Nós queremos levar a cultura de uma vida mais leve e plena ao ambiente de trabalho da sua empresa.

Anterior
Anterior

A regra dos 20 segundos - construindo novos hábitos

Próximo
Próximo

Preparando-se para a Lomi Lomi: Tudo o que você precisa saber antes da sessão.