Exercícios que acalmam seus pensamentos ansiosos

A ansiedade é um desafio crescente na sociedade moderna. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil lidera o ranking mundial em prevalência de transtornos de ansiedade, com aproximadamente 9,3% da população afetada. Estudos recentes mostram que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade, com maior incidência entre jovens de 18 a 24 anos (31,6%) e mulheres (34,2%).

Embora a ansiedade possa ter origens complexas, incluindo fatores genéticos e ambientais, existem estratégias eficazes para gerenciar seus sintomas. Vamos explorar alguns exercícios que podem ajudar a acalmar seus pensamentos ansiosos:

Respiração profunda

A técnica de respiração 4-7-8 é uma ferramenta poderosa para acalmar a mente:

1. Inspire pelo nariz por 4 segundos

2. Segure a respiração por 7 segundos

3. Expire pela boca por 8 segundos

Repita este ciclo 4 vezes. Esta prática ativa o sistema nervoso parassimpático, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Meditação mindfulness

Dedique 10 minutos diários à meditação mindfulness. Concentre-se na sua respiração e observe seus pensamentos sem julgamento. Estudos mostram que esta prática pode reduzir significativamente os sintomas de ansiedade.

Você pode fazer a meditação em silêncio ou usando sons que auxiliam a concentração e relaxamento, como no vídeo abaixo.

Exercícios aeróbicos

Atividades como caminhada rápida, corrida ou ciclismo por 30 minutos, 3 a 5 vezes por semana, podem ter efeitos significativos na redução da ansiedade. O exercício aeróbico aumenta a produção de endorfinas, promovendo sensação de bem-estar.

Se você não conseguir fazer no mínimo três vezes por semana, inclua essas atividades dentro das suas possibilidades. Ainda que não seja uma quantidade ideal, é muito mais saudável movimentar o corpo uma ou duas vezes por semana do que não fazer nenhuma vez.

Yoga

Posturas como Adho Mukha Svanasana (cachorro olhando para baixo) e Balasana (posição da criança) são particularmente eficazes para aliviar a ansiedade. A prática regular de yoga combina benefícios físicos e mentais, promovendo equilíbrio emocional.

Se na sua cidade não existem aulas de yoga ou você não tem tempo para frequentar as aulas, no YouTube você encontra diversos vídeos com exercícios que você pode fazer na sua casa, a qualquer hora do dia.

Relaxamento muscular progressivo

Tensione e relaxe grupos musculares específicos, começando pelos pés e subindo até a cabeça. Este exercício ajuda a liberar a tensão física associada à ansiedade.

O ato de contrair e relaxar voluntariamente os músculos também permitem a você perceber quais regiões tendem a ficar tensas. Quando perceber uma dessas áreas, mande a informação ao seu cérebro que seu corpo pode relaxar.

Caminhada com atenção plena (mindful)

Faça uma caminhada de 15 minutos, focando na sensação dos seus pés tocando o chão e na sua respiração. Esta prática combina os benefícios do exercício físico com a atenção plena. Quando direcionar a atenção ao que seus pés estão sentindo, você vai perceber como fazemos muitas coisas no modo automático e deixamos de sentir o mundo ao nosso redor.

Lembre-se, a consistência é fundamental. Incorpore esses exercícios à sua rotina diária para obter os melhores resultados. Dedicando poucos minutos semana após semana, você vai construindo de maneira saudável hábitos que vão reduzir o ritmo dos pensamentos.

Para um cuidado holístico com sua saúde mental e do corpo, considere complementar esses exercícios com terapias energéticas e massagens. Essas práticas podem proporcionar um relaxamento profundo e auxiliar no equilíbrio energético do corpo, potencializando os efeitos dos exercícios mencionados.

Nós, terapeutas do Sinergia Bem-Estar, oferecemos uma séries de serviços pensados para promover uma vida com mais conforto. Agende uma sessão e descubra como essas terapias podem ser parte importante do seu autocuidado.

Referências

https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/02/27/por-que-o-brasil-tem-a-populacao-mais-ansiosa-do-mundo.ghtml

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude-mental/7-atividades-fisicas-para-ajudar-a-combater-o-estresse-e-a-ansiedade,4954aab55d6c00e2230cbbf74a33cc45euu85783.html

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mais-de-26-dos-brasileiros-tem-diagnostico-de-ansiedade-diz-estudo/

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/transtornos-de-ansiedade-podem-estar-relacionados-a-fatores-geneticos

https://www.unimedcampinas.com.br/blog/saude-emocional/6-exercicios-para-acalmar-a-mente

Anterior
Anterior

Massagem Desportiva: Muito Além dos Atletas

Próximo
Próximo

Aliviando a dor cervical: Como a massagem Deep Tissue pode ajudar quem trabalha no computador